quinta-feira, 6 de maio de 2010

BELO MONTE: QUEIROZ GALVÃO TERIA APRESENTADO DOCUMENTO IRREGULAR?

Da Folha de São paulo, 06/05/06, por Mônica Bergamo: 
BATE NA MADEIRA
Em meio à greve dos servidores do Ibama, 24 dos 26 agentes de fiscalização ambiental do Estado de SP ameaçam entregar seus cargos. Acusam setores do órgão de interferir em um processo para favorecer a construtora Queiroz Galvão. A empresa havia sido autuada em 2007 por exportar madeira serrada para uma obra, sem a documentação exigida pelo Ibama. Os fiscais alegam que, se o caso tivesse tido seu trâmite normal, a construtora não teria a certidão negativa que lhe permitiu concorrer no leilão bilionário da usina de Belo Monte, no mês passado.

BATE NA MADEIRA 2
No processo, a Queiroz afirmou que o material apreendido eram rodapés, que dispensavam autorização para serem transportados. A empresa solicitou que o processo fosse analisado pela Coordenação Geral de Recursos Florestais do Ibama, em Brasília, e diz que a protelação do caso ocorreu por causa de pedidos feitos por técnicos do próprio órgão. E que toda a compra da madeira ocorreu de forma regular. O Ibama não se manifestou.

COMENTÁRIO DO BLOG

Se confirmada o teor da denúncia, por lei, teríamos: cancelamento do leilão; investigação completa do Ibama, com a apuração de onde teria partido a ordem que motivou as manipulações; suspensão da validade de documentos emitidos recentemente pelo órgão até que se comprove a legalidade, incluindo aqueles que serviram para licenciamentos ambientais e habilitação de empresas em licitações e, é claro, a punição das entidades beneficiadas.

Mônica Bergamo deu a partida, incluindo a denúncia em sua coluna no caderno Ilustrada, da Folha. Resta saber se a mídia em geral e as autoridades agirão com a rapidez e competência que a gravidade do tema exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: