quarta-feira, 30 de junho de 2010

LEI QUE ALTERA CÓDIGO FLORESTAL EM FAVOR DE RURALISTAS SERÁ VOTADA NA PRÓXIMA 2ª, 05/07/2010

É altamente frustrante para um ambientalista e protetor ter que noticiar retrocessos. Não era o objetivo deste blog. Mas o fato é que, enquanto a maior parte da população está em ano de Copa, alguns políticos estão fazendo de tudo para transformar 2010 no marco da destruição definitiva de quase todos os biomas brasileiros. Este é o caso, dentre muitos (vide todos os artigos anteriores neste blog), do relatório de mudança do Código Florestal Brasileiro (CFB) que será  votado na próxima segunda (05/07/2010) na comissão especial da Câmara.

Encomendado pelo suposto relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e pelo presidente da comissão Moacir Micheletto (PMDB-PR) à advogada Samanta Piñeda, consultora jurídica da frente parlamentar da agropecuária, a um custo de R$10 mil, o relatório praticamente sepulta o CFB e bilhares de seres vivos.

É constrangedor informar que, embora todas as ONGs ambientalistas/protetoras brasileiras concordem com a letalidade do relatório, não há nenhuma ação unificada para detê-lo, nem a oferta de participação popular direta. Para tanto, a opção é a petição ofertada no site do Greenpaece Brasil (www.greenpeace.org/brasil/), endereçada ao deputado Michel Temer (PMDB-SP) presidente da Câmara dos Deputados e vice na chapa de Dilma. Não é muito animador, mas é melhor do que ficar parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: