terça-feira, 1 de junho de 2010

BOLA DA COPA SÓ NÃO É PIOR DO QUE O MODELO QUADRADO DA POLÍTICA ENERGÉTICA BRASILEIRA PARA A AMAZÔNIA

GOL CONTRA. “Se não fizer hidroelétricas na bacia amazônica a região Norte vai ter que se virar com poluentes termoelétricas”, esse é o argumento covarde de quem sabe que o objetivo das hidros de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte é abastecer o resto do país às custas da selva, e jamais procurou desenvolver tecnologias energéticas próprias para uma região repleta de particularidades únicas no mundo.

BOLA DENTRO. Qualquer força mecânica pode ser convertida em energia elétrica e um dos exemplos mais banais disso é a sOccket , uma bola de futebol que transforma a energia contida no chute em eletricidade. Já testada em Durban, na África do Sul e em Nairobi, no Quênia, a idéia é que as sOcckets sejam vendidas como brinquedo nos países desenvolvidos no esquema “compre uma - doe uma”, para subsidiar os custos das bolas-geradoras nos países pobres. Desenvolvida recentemente por um grupo da Universidade de Harvard, o invento é só uma degustação do universo de idéias de geração limpa de energia.

PEDALADA. Na Flórida, a empresa ReRev desenvolveu equipamentos de academia capazes de converter malhação em energia elétrica.

GOLAÇO. No site http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=6772  é possível verificar o esquema detalhado de uma turbina eólica com hélices em espiral e proteção para que pássaros não sejam feridos. As turbinas tradicionais, com enormes hélices tipo ventilador, são verdadeiros matadouros de pássaros. Embora o modelo espiral tenha sido desenvolvido para uso urbano, é perfeito para a diversa avifauna amazônica.

ELÁSTICO. Pesquisadores do California Institute of Technology (EUA) desenvolveram um novo tipo de célula fotovoltaica flexível, utilizando longos nano-fios de silício envolvidos por um substrato de polímero. Além de ser bem mais barato do que os painéis convencionais, a flexibilidade torna mais fácil a fabricação e a adaptação a diferentes tipos de telhados. A tecnologia é detalhada no site http://wikienergia.com/~edp/index.php?title=C%C3%A9lulas_fotovoltaicas_combinam_fios_de_sil%C3%ADcio_com_pol%C3%ADmeros

A MELHOR DEFESA É O ATAQUE. A instalação de um leque variado de tecnologias limpas e descentralizadas é fundamental na Amazônia, onde várias comunidades isoladas não serão conectadas ao sistema interligado nacional nem com a construção de hidroelétricas. Contudo, é necessário um sistema de manutenção com pessoas capacitadas, peças de reposição e helicópteros. Se um décimo das verbas destinadas à capacitação de “técnicos do pré-sal” fosse aplicada na formação de mão de obra especializada em energia alternativa, não só as florestas mas também as cidades agradeceriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: