quinta-feira, 10 de junho de 2010

ELEIÇÕES: MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL NÃO VÃO PASSAR EM BRANCO!

Artigo que acompanha este blog desde o início do ano apresenta título que define o papel da presidenciável do PV: “COM MARINA NOS DEBATES NÃO DÁ PRA FUGIR DO MEIO AMBIENTE”, e já não deu! Ao contrário das eleições anteriores, quando não se tocou no tema, Marina, ontem mesmo, em coletiva no senado (confira em http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/06/assista-as-17h-a-entrevista-coletiva-sobre-codigo-florestal/ ) criticou as mudanças ao Código Florestal Brasileiro, propostas por Aldo Rebelo (ver artigo FOLHAS VERMELHAS CONTRA ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FLORESTAL, neste blog).

MAIS DO QUE ISSO! Marina cobrou dos outros presidenciáveis pronunciamento sobre o assunto. Se o desafio já é constrangedor para Serra, que é aliado da líder ruralista senadora Kátia Abreu (DEM-TO), é indefensável para Dilma. Respectivamente, relator e presidente da comissão especial que votará inicialmente as alterações, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Moacir Micheletto (PMDB-PR), fazem parte da base de sustentação do PT. Eles destinaram R$ 10 mil em verbas públicas para pagar a advogada Samanta Piñeda, consultora jurídica da frente parlamentar da agropecuária, para praticamente elaborar o relatório. Dilma ainda é coautora dos PACs, que incluem a transposição do São Francisco e a construção de, pelo menos, 19 usinas na Amazônia legal, inclusive em unidades de proteção, amparada pelo Decreto 7.154, editado pelo governo federal em 9 de abril de 2010, estabelecendo procedimentos para “autorizar e realizar estudos de aproveitamentos de potenciais de energia hidráulica e sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica no interior de unidades de conservação”.

PAPO FURADO. É claro que Dilma e Serra, que provavelmente disputarão o 2º turno, apresentarão respostas, na melhor das hipóteses, evasivas, ou, simplesmente, não se pronunciarão sobre o tema. Será que alguém espera ouvir Dilma citar, agora, seu mentor, Lula, dizendo que “o meio ambiente é um obstáculo ao desenvolvimento”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: