domingo, 24 de outubro de 2010

PV INDEPENDENTE E TRANSGÊNICOS

A independência (não neutralidade) do PV no 2º turno deve-se à insatisfatória resposta dos presidenciáveis à carta enviada pelo partido, contendo pontos fundamentais da campanha de Marina. Dilma e Serra deixaram de fora, por exemplo, a implantação da rastreabilidade e rotulagem dos produtos transgênicos (já previstos em lei), o que garantiria ao consumidor um poder ambiental sem precedentes.

Evitar a liberação indiscriminada dos transgênicos, aliás, foi um das muitas batalhas travadas por Marina, enquanto ministra do Meio Ambiente. Em outubro de 2004, depois que mais de 50 mil agricultores gaúchos já haviam plantado a soja transgênica da Monsanto (90% das sementes), o governo emitiu medida provisória liberando a comercialização. A tática da empresa de contaminar para depois forçar a legislação estava prestes a surtir efeito no Brasil.

Num verdadeiro jogo de xadrez com o governo, e diante do fato consumado, Marina tentou minimizar o estrago exigindo que o veto final ficasse com o Conselho Nacional de Biossegurança, que colocava os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente no controle da produção de alimentos. Obviamente a ministra vislumbrava vetos às futuras safras, antes do respectivo plantio. A resposta de Lula não poderia ser mais truculenta: além de editar MP prorrogando o plantio da soja transgênica na safra 2004-2005, tirou o poder de veto do Conselho. As lágrimas de Marina com a derrota foram amplamente documentadas na mídia.

Pela preservação ambiental, frente a um governo que nunca perdeu a chance de dizer que o meio ambiente é um obstáculo ao desenvolvimento, Marina recebeu, dentre outros, os seguintes prêmios: “2007 Champions of the Earth”, o principal prêmio da ONU na área ambiental; “Eco & Peace Global Award”, entregue durante a ECO 2008 - Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Cultura da Paz, realizada em Brasília; “medalha Duque de Edimburgo”, em outubro de 2008, entregue no palácio de Saint James, em Londres, o prêmio mais importante concedido pela Rede WWF; “Climate Change Award”, oferecido em 10 de outubro de 2009, pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: